- Área: 1911 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafaela Netto
-
Fabricantes: Ceral, Cimartex, Deca, Docol, Domocril, GstarSoft, Roca, Villagres
Descrição enviada pela equipe de projeto. A leste do centro da cidade de São Paulo, encontramos a Vila Dalila, um bairro árido e horizontal, constituído predominantemente por pequenos lotes de uso residencial. O remembramento de dois desses lotes tornou possível uma ocupação distinta da encontrada em seu entorno: uma única edificação implantada no centro do terreno que agrupa oito unidades habitacionais sobre uma grande laje que cobre o estacionamento semienterrado.
Volumetricamente, um esguio paralelepípedo cinza no pavimento térreo organiza as áreas sociais e de serviços, ao mesmo tempo em que destaca e dá leveza aos dois volumes de cor branca do pavimento superior, onde ficam as áreas íntimas das unidades. A disposição entre esses três volumes permitiu que surgissem terraços descobertos no pavimento superior e terraços cobertos no térreo, junto ao acesso de cada uma das unidades.
A implantação desse conjunto, associada à volumetria descrita acima, proporciona o intenso uso do amplo perímetro não ocupado no térreo, onde se encontram os terraços cobertos integrados à área social das unidades. Internamente, diversas aberturas zenitais complementam a iluminação da área social no pavimento térreo e dos sanitários e circulação vertical no pavimento superior.
O fechamento frontal da divisa com a rua se dá pelo embasamento grafite escuro do estacionamento que aflora à medida que a calçada desce e pelo gradil no pavimento térreo, conferindo ao conjunto transparência e diálogo com a cidade.